quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Conheça as casas do futuro mais criativas premiadas em concurso

       O Housing Tomorrow 2010 é uma competição que teve como objetivo premiar arquitetos que trouxessem projetos que avançassem não apenas na parte criativa, mas também trouxesse o desenvolvimento sustentável, implicações urbanísticas e interações sociais. Ela aconteceu em Monterrey, México em março deste ano como abertura de evento internacional da área de arte, arquitetura e design.

O Grande Vencedor

       O projeto vencedor foi este da Liminal Projects, dos Estados Unidos. Chamada de Home Spun, esta casa pré-fabricada contempla a captação de água na Área dos Grandes Lagos. Além da parte sustentável, o design não deixa nada a desejar.




Os segundos serão os primeiros

O segundo lugar também vem dos Estados Unidos. O nome é Hongquiao Station e mostra a área de descanso do sistema de Metrô de Shangai. Criado por Rafael Luna, o projeto traz opções para conectar as pessoas da cidade com locais de entretenimento, áreas de alimentação e shoppings.

 


Terceiro ainda é pódio


       O ganhador do terceiro lugar é QiliYang, da China. O projeto Smallness revisita um conjunto de prédios em Shenzhen, dando a eles 30 porcento a mais de área para se viver e circular, de forma a trabalhar melhor com a densidade humana que ocupa as cidades mais populosas do mundo.

 




       A menção honrosa para projetos de alta densidade ficou para Richie Gelles e Viktor Ramos, dos Estados Unidos com o projeto Double Stuff, para quem gosta de um complexo de moradia recheado de modernidade e design inovador.



As menções honrosas

       O inglês Paul Jones recebeu menção honrosa para projetos de média densidade com este prédio todo especial. O Eco-Chrysalis for Newcastle-Upon-Tyne abusa da transparência e das curvas diferenciadas, que dão um charme todo especial para a moradia.




       O Taiwan também recebeu menção honrosa para o projeto de baixa densidade. Ying-Ting Huang focou seu trabalho em sobreviventes de catástrofes naturais, através de um trabalho de transformação e adaptação.




       A menção honrosa para casas modulares ficou para Chung Yin Ho, da Inglaterra, chamada de Flood Adaptation. O trabalho utiliza o triângulo para a construção de uma casa diferente, clara e que trabalha com os recursos de luz natural.


 


       Pensando na correria diária, a menção especial para design de interiores é certamente curiosa. Jirawit Yamkleeb da Tailândia criou as cabines-casas, para quem vive dentro dos metrôs das grandes cidades.





       O projeto Iris, do norte- americano Jack Derra também trouxe um conceito modernizante, tendo as formas redondas como base de ação em um espaço compacto e futurista.


 

      A menção honrosa para o design industrial foi para Naomi Keena, da Irlanda. Uma mistura de casa e automóvel, que como a anterior abusa das curvas e estilo para você levar sua casa para onde quiser.




       Para fechar a lista das menções honrosas, a tipologia alternativa ficou com Nick Beckowski, Dane Knudsen, Tyler Laskowski, Mark Lo, Sheena McNeice. Os norte-americanos criaram um camping urbano em Chicago, onde quem gosta de ar livre pode aproveitar mesmo no meio da cidade grande.



Via: baixaki
Aqui: fonte das imagens

Capturado em 30 junho/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário